segunda-feira, 25 de junho de 2012




o/ Abrindo o BlogRecife to Seoul (não sei nem se vou ficar em Seoul mesmo kkk mas enfim).
(vou postar por aqui e pelo tumblr www.recifetoseoul.tumblr.com - provavelmente por postar por aqui e postar lá o link )

Bem, primeiro, para os que não sabem, eu consegui uma bolsa de intercâmbio para a Coréia (pelo programa Ciência sem Fronteiras -www.cienciasemfronteiras.gov.br)… Uma bolsa chamada “graduação sanduíche” (é issaí) um nome tosco dado ao tipo de graduação que você faz uma parte fora da sua universidade (no eu caso, do outro lado do mundo).

Então, como eu acho que algumas pessoas querem saber “como eu consegui isso”, vou deixar meu tenso relato pra vocês.

Antes de qualquer coisa eu quero deixar claro que, apesar de estar confirmado, sempre pode dar algo errado XD Então eu só acredito quando estiver no avião indo pra lá XD. Anyway. O que eu quero dizer é que ainda tem muitas coisas para serem confirmadas. Mas a parte mais “difícil” já passou.
Vamos lá.

Primeiro eu fiquei sabendo do edital do programa Ciência sem Fronteiras (que eu vou usar a sigla CSF a partir de agora) em parceria com o CNPQ (órgão que coordena as bolsas de pesquisa no Brasil) através do meu amigo Daniel (devo tudo a ele XD).

Descobri todas as milhares de coisas que devia providenciar, entre elas e PRINCIPALMENTE um bendito teste de proeficiência em inglês.

Mas daí eu fiz “FUUUUUU mano… meu inglês é uma merda. To lascada”. Bem, mas corri atrás pra saber. Poderiam ser dois testes, ou o TOEFL ou o IELTS. O TOEFL não tinha data que me mandasse o resultado no prazo exigido pelo CSF (o que depois mudou - como sempre, e vocês sentirão minha indignação com isso), então eu fiz o IELTS (que era mais difícil e mais caro - sim, o preço dessas belezinhas é MUITO salgado. Meu IELTS custou R$ 440,00 tirados não sei de onde - deve ser por isso que até hoje meus pais dizem que não tem dinheiro pra nada). Fiz um intensivão de mais ou menos 1 mês só escutando/lendo/vendo/escrevendo coisas em inglês (força de vontade pra vida).

No dia da prova eu tava MEGA tensa. Primeiro foi a entrevista e foi uma desgraça. Depois os três testes “escritos”. Listening (ouvir), Reading (ler) e Writing (escrever). Se alguem quiser mais detalhes sobre o teste é só perguntar.
Depois disso, esperar o resultado (13 dias de espera). Quando saiu eu “WOW FANTASTIC BABY” - não resisti - tirei 6,0 M.I.L.A.G.R.E. (eles estavam exigindo 5,5). Depois do meu choque, esperar a homologação (vulgo uma pré-seleção) do CSF (que nunca chegou).

Nesse meio tempo, encontrei o grupo do facebook para as pessoas que estavam tentando o intercâmbio. Eles me salvaram MUITO e de quebra já fiz uns contatos. Sem contar os Coreanos do grupo que são incríveis e respondem tudo que a gente pergunta, ainda por cima mega rápido, e nos ajudam PRA CARAMBA.

Inclusive a resposta de nossa homologação veio por eles, e só atrasou porque o CNPQ demorou pra enviar a lista pra eles /mao. Daí, recebí o e-mail… MAIS CORRERIA. A quantidade de documento que tinha que providenciar e traduzir pro inglês era enorme. Mas o mais preocupante deles foi fazer o passaporte.

Dei o ninja, fiz o passaporte em uma semana (se quiserem mais detalhes, perguntem - pra isso aqui não ficar mais grande do que já tá). Histórico escolar, comprovante de matrícula, plano de estudos - de DUAS PÁGINAS - (tudo em inglês e os originais). E escolher três universidades para se inscrever (isso rendeu horas de aperreio por conta da confusão com meu curso e departamentos e etc.)

E depois disso, mais espera. Olhe, essa espera mata qualquer um viu? XD Aí FINALMENTE. Chega o lindo e-mail na minha caixa de entrada - dia 19 de Junho (no dia marcado, como um bom coreano) e eu vejo às 05:30 da manhã (tinha sido enviado umas 04:30 - não esqueçam que o fuso horário da Coréia é oposto ao nosso):

Dear.Jessica Schmitz.
Congratulation for your join the SwB Korea program.
You are accepted by Hanyang University(HYU). 
…..

Lindo né??
Enfim, eu morri quando vi isso.

Mas e agora? Não sei mais o que fazer até chegar a carta da universidade, a confirmação do CSF/CNPQ (QUE FOI ADIADA NOVAMENTE - ¬¬’ Brasil)… Daí correr como uma louca pra tirar visto, fazer procuração, organizar coisas no banco, trancamento de matrícula, seguro saúde, organizar a vida, comemorar com os amigos, comprar roupa de frio e outras coisinhas pra levar pra lá, etc, etc, etc… Sem contar as coisas normais da vida XD e o grupo de dança XD e a faculdade (que acaba o semestre essa semana \o/).

Enfim. Espero que tenham gostado (duvido) e entendido minha agonia XD.

Em breve eu posto mais alguma coisa desse processo torturante.

E quando a ficha cair de que eu vou pro outro lado do mundo eu também aviso XD..

Qualquer coisa, é só perguntar ;)
Obrigada por aguentar ler até aqui.
=*

19 comentários:

  1. Aii, que incrível *-*
    eu sou louca pra ir pra Coreia mas o meu inglês é uma completa droga ¬¬' e minha professora não ajuda muito também... aigoo... enfim, boa sorte e que tu fiques bem!!

    ^^

    ResponderExcluir
  2. Oi Jéssica, nossa muito legal sua istória e parabéns por ter conseguido. Eu soube do ciencias sem fronteira, mas minha istória não teve final feliz fiz de tudo p/ minha IES aderir ao programa mas sem sucesso daí perdi a chance de ir p/ Espanha, mas eu queria que vc me explicasse com mais detalhes o que vc fez apos a homologação, como faz essa escolha nas IES do país escolhido, como funciona o processo na sua facu, eles te orientaram; como foi tudo isso?
    bjus e desde obg *-*

    ResponderExcluir
  3. Olá, tenho uma dúvida esse programa CsF, para conseguir fazer o teste, você tem que terminar a faculdade no brasil e fazer o Mestrado na Coréia do Sul ?

    Continua escrevendo, acompanho todos os seus posts :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem varios programas, mas o meu é o de Graduação sanduíche, que é fazer parte da graduação em outro país =]

      Excluir
  4. Olá! Primeiro, quero agradecer pela iniciativa do blog. Tou acompanhando desde já! hehe Meu sonho é ir pra Coreia,e de prefêrencia e estudo/trabalho. Tive acesso às informações dessa bolsa que você conseguiu e pretendo tentar em 2013 ou 2014.

    Sei que é chato incomodar com perguntas, mas gostaria de saber se você teve acesso ao número de vagas disponiveis pra sua área. Não encontrei essa informação, e gostaria de ter noção, até porque se houverem mais candidatos do que vagas, o ENEM será utilizado como desempate, e eu não fiz ENEM até hoje, apesar de já estar em uma faculdade... Você precisou do resultado do ENEM para entrar?

    Se puder responder eu agradeço pois é muito importante para mim essa informação. Mais uma vez obrigada e parabéns pelo Blog! Aproveite muiiito! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente só teve acesso ao número de vagas total. que na minha chamada foram de 165 para a Coreia.
      E não, não precisei do resultado do ENEM

      Excluir
  5. Olá ! Primeiro quero te dar parabéns por conseguir esse feito e poder estudar em outro país , tenho certeza que para vc foi um sonho que se realizou ^^.
    Estou cursando ciência da computação na UFRJ tenho vontade de ir pra Coreia tbm mas tenho que completar 20% ainda , me tira uma dúvida o Histórico Escolar que pediram é de toda sua vida(Fnd,Médio e Superior) ou só do Superior msm?
    Beijão e seguirei o blogue desde já !
    sucesso para vc !

    ResponderExcluir
  6. Que lindo *_*

    Tenho uma pergunta, na pagina de inscrição. Quando eles pedem pra escrever uma descrição da minha demanda... o que exatamente devo escrever?

    ResponderExcluir
  7. Oi e parabéns por realizar seu sonho! :)
    Eu tbm tenho esse sonho de ir pra Coreia, Cingapura, Japão, ah a ásia e geral.
    Mas tenho uma dúvida, nao terminei o Ensino Médio ainda, e quando terminar quero cursar Petróleo,Gás e Carvao Mineral. Vc sabe se eu passar nessa graduação sanduiche eu vou ter essa opção de fazer na Coreia esse curso?
    Desde já agradeço :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez não o mesmo curso, mas provavelmente você ache algo relacionado a ele pra fazer

      Excluir
  8. Vou participar do Ciência sem Fronteiras assim que completar uma no de Facu!
    Queria saber se Odontologia entra na lista!
    Ahh...inglês graças a Deus não é problema pra mim!
    Histórico escolar até que é um problema (minhas notas em matemática são péssimas)
    ahh me add no msn ou no facebook
    niina.duarte@hotmail.com
    https://www.facebook.com/niina.duarte
    Ae vc me explica td ^^

    ResponderExcluir
  9. Aiiw que legal! Com certeza vou acompanhar seu blog, e vou tentar fazer essa graduação sanduíche :)
    uma pergunta, quanto tempo vc vai ficar na Coreia? se vc quiser voltar vc pode ou você tem que concluir algum contrato?
    e ah, pode ter visitas de parentes ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ficar por um ano, e é um contrato sim, temos que cumprir.
      sobre parentes, não tem problema eles irem pro país, eles só não podem ficar no seu dormitório

      Excluir
  10. Oii Jéssica tudo bem? Adorei o seu blog! Eu sou estudante de Ciências Biológicas e vi que vc era tbm :D Eu gostaria de fazer intercâmbio para a asia os laboratórios da ai devem ser incriveis! E eu gostaria de fazer algumas perguntas à vc sobre o CSF... claro se vc aceitar.. eu te add no Face... ou me add no msn para nós conversarmos o meu é jessica_liliane93@hotmail.com

    Desde ja agradeço >.< e boa sorte para você ai!

    ResponderExcluir
  11. olá jessica adorei seu blog! parabéns por vc ter conseguido estudar na coreia! até me interessei pelo programa Ciência sem Fronteiras,mas faço hotelaria e sei q eles tem como requisito áreas da ciências e tecnologia! mas pelo que eu to vendo vc ta fazendo faculdade de moda?se no caso for qualquer area pretendo então fazer uma pós graduação aí quem sabe?
    boa sorte na sua nova vida na coreia e espero q vc veja a minha pergunta! vou continuar acompanhando o seu blog!
    vc tem twitter? o meu é @rafagirl18

    ResponderExcluir
  12. Essa bolsa tem algum convênio com a UFPE? Sou de Recife também e estou SUPERINTERESSADA (tipo, mega, ultra, master interessada) em ir. Ah sim, aproveitando, tem alguma fandom de K-pop aqui em Recife?

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir